Finalmente, o aguardado patch 1.2 do Oblivion Remastered chegou ao Steam Beta, trazendo uma série de melhorias cruciais para o RPG cult da Bethesda. Entre as novidades, destacam-se otimizações de performance, um sistema de dificuldade redesenhado e correções em quests problemáticas. Vamos explorar cada mudança em detalhes!

 Combate mais desafiador (e personalizável)

Antes de mais nada, os jogadores ganharam 6 níveis de dificuldade, incluindo a novíssima opção “Journeyman”. Eis como ficou a progressão:

  • Novice

  • Apprentice

  • Adept

  • Journeyman (novo)

  • Expert

  • Master

Dessa forma, quem achava o salto entre “Adept” e “Expert” muito abrupto agora tem um meio-termo equilibrado. Segundo a Bethesda, a mudança visa atender tanto novatos quanto veteranos.

 Interface polida: navegação sem frustrações

Além disso, a UI recebeu ajustes significativos. Entre os principais:

  • Marcadores de mapa corrigidos

  • Textos em chinês e outros idiomas agora exibem pontuação correta

  • Botão “Toggle All” mais preciso contra cliques acidentais

  • Menus adaptados para resoluções menores

  • Criação de feitiços com controles mais responsivos

Consequentemente, a usabilidade do jogo deu um salto de qualidade.

 Travamentos históricos eliminados

Outro ponto crítico resolvido foram os crashes irritantes, como:

  • Batalhas contra Jyggalag sem congelamentos

  • NPCs atingidos por flechas paralisantes não quebram mais o jogo

  • Tela de criação de feitiços 100% estável

Assim, a jogatina flui sem interrupções.

 Imersão sonora aprimorada

Por outro lado, os ajustes de áudio também merecem destaque:

  • Efeitos subaquáticos não persistem após sair da água

  • Shivering Isles recuperou sua ambiência atmosférica

Logo, a exploração ficou ainda mais envolvente.

 Quests críticas finalmente jogáveis

Sobretudo, missões problemáticas foram remediadas, tais como:

  • NPCs em Priory of the Nine pararam de flutuar

  • Portais em Retaking the Fringe funcionam perfeitamente

  • Fantasmas em Ghosts of Vitharn visíveis novamente

  • Cutscene final de Light the Dragonfires sem falhas

Portanto, nenhum plot importante será perdido por bugs.

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 Performance: a grande estrela do patch

Sem dúvida, as otimizações em áreas como Deepscorn Hollow e Black Rock Caverns são notáveis. Adicionalmente:

  • Redução de stutters no mundo aberto

  • Efeitos de luz/sombra menos pesados

  • Fast travel mais rápido

Dessa maneira, até PCs modestos devem rodar o jogo suavemente.

 Polimento geral: até rabos de Khajiit foram corrigidos!

Curiosamente, até detalhes peculiares ganharam atenção:

  • Rabo de Khajiits/Argonianos aparece com qualquer armadura

  • Barbas e dentes sincronizados com expressões faciais

  • Sistema de “Wait” mais preciso

Em outras palavras, até os fãs mais hardcore notarão a diferença.

 Ajustes técnicos para todas as plataformas

Por fim, melhorias “nos bastidores”:

  • XeSS Upscaling sem artefatos visuais

  • V-Sync e motion blur estabilizados

  • Sincronia de saves entre PC e Xbox funcionando

  • Efeitos climáticos reaparecem após fast travel

Quando chega para consoles?
Embora já esteja no Steam Beta desde 9/07, as versões para Xbox Series X|S e PS5 devem chegar nas próximas semanas, segundo a Bethesda.

Para mais informações acesse: Bethesda

E você, já testou o patch? Conte nos comentários!