
Finalmente, o aguardado patch 1.2 do Oblivion Remastered chegou ao Steam Beta, trazendo uma série de melhorias cruciais para o RPG cult da Bethesda. Entre as novidades, destacam-se otimizações de performance, um sistema de dificuldade redesenhado e correções em quests problemáticas. Vamos explorar cada mudança em detalhes!
Combate mais desafiador (e personalizável)
Antes de mais nada, os jogadores ganharam 6 níveis de dificuldade, incluindo a novíssima opção “Journeyman”. Eis como ficou a progressão:
-
Novice
-
Apprentice
-
Adept
-
Journeyman (novo)
-
Expert
-
Master
Dessa forma, quem achava o salto entre “Adept” e “Expert” muito abrupto agora tem um meio-termo equilibrado. Segundo a Bethesda, a mudança visa atender tanto novatos quanto veteranos.
Interface polida: navegação sem frustrações
Além disso, a UI recebeu ajustes significativos. Entre os principais:
-
Marcadores de mapa corrigidos
-
Textos em chinês e outros idiomas agora exibem pontuação correta
-
Botão “Toggle All” mais preciso contra cliques acidentais
-
Menus adaptados para resoluções menores
-
Criação de feitiços com controles mais responsivos
Consequentemente, a usabilidade do jogo deu um salto de qualidade.
Travamentos históricos eliminados
Outro ponto crítico resolvido foram os crashes irritantes, como:
-
Batalhas contra Jyggalag sem congelamentos
-
NPCs atingidos por flechas paralisantes não quebram mais o jogo
-
Tela de criação de feitiços 100% estável
Assim, a jogatina flui sem interrupções.
Imersão sonora aprimorada
Por outro lado, os ajustes de áudio também merecem destaque:
-
Efeitos subaquáticos não persistem após sair da água
-
Shivering Isles recuperou sua ambiência atmosférica
Logo, a exploração ficou ainda mais envolvente.
Quests críticas finalmente jogáveis
Sobretudo, missões problemáticas foram remediadas, tais como:
-
NPCs em Priory of the Nine pararam de flutuar
-
Portais em Retaking the Fringe funcionam perfeitamente
-
Fantasmas em Ghosts of Vitharn visíveis novamente
-
Cutscene final de Light the Dragonfires sem falhas
Portanto, nenhum plot importante será perdido por bugs.
Veja também: Superman: Dean Cain acusa filme de politizar o herói
Performance: a grande estrela do patch
Sem dúvida, as otimizações em áreas como Deepscorn Hollow e Black Rock Caverns são notáveis. Adicionalmente:
-
Redução de stutters no mundo aberto
-
Efeitos de luz/sombra menos pesados
-
Fast travel mais rápido
Dessa maneira, até PCs modestos devem rodar o jogo suavemente.
Polimento geral: até rabos de Khajiit foram corrigidos!
Curiosamente, até detalhes peculiares ganharam atenção:
-
Rabo de Khajiits/Argonianos aparece com qualquer armadura
-
Barbas e dentes sincronizados com expressões faciais
-
Sistema de “Wait” mais preciso
Em outras palavras, até os fãs mais hardcore notarão a diferença.
Ajustes técnicos para todas as plataformas
Por fim, melhorias “nos bastidores”:
-
XeSS Upscaling sem artefatos visuais
-
V-Sync e motion blur estabilizados
-
Sincronia de saves entre PC e Xbox funcionando
-
Efeitos climáticos reaparecem após fast travel
Quando chega para consoles?
Embora já esteja no Steam Beta desde 9/07, as versões para Xbox Series X|S e PS5 devem chegar nas próximas semanas, segundo a Bethesda.
Para mais informações acesse: Bethesda
E você, já testou o patch? Conte nos comentários!